Em tempos de excesso, o valor está na curadoria. As redes sociais não apenas refletem o mundo, elas o distorcem, amplificam e muitas vezes o definem. Entender o que circula ali não é apenas uma curiosidade, mas uma forma de ler o presente, entender o passado e planejar o futuro. Mais do que estatísticas, os dados são linguagem. E o jornalismo de dados é a prática de escutar o que eles dizem, de traduzir padrões em contexto, volume em significado, e ruído em leitura crítica.
E isso serve para qualquer área. Hoje vamos de futebol.
Com o início do Campeonato Brasileiro de 2025, o Torabit analisou cerca de 500 mil menções nas redes sociais sobre os 20 clubes da série A, entre os dias 1º de março e 9 de abril de 2025. As menções foram coletadas no Instagram, Facebook e Bluesky. O estudo ganhou espaço no Estadão, e agora compartilhamos com você e nosso boletim semanal.
Os times com maior volume de menções no período foram Corinthians (22,8%) e Flamengo (22,6%). Além de serem os clubes com as maiores torcidas do país, ambos conquistaram seus respectivos campeonatos estaduais nesse intervalo, o que impulsionou o volume de publicações. Em seguida, aparecem Palmeiras (9,2%), São Paulo e Cruzeiro, ambos com 5,7%. A análise de sentimento das postagens mostrou o Santos como o clube com maior percentual de menções positivas, com 65% dos posts favoráveis. A principal razão foi a repercussão da volta de Neymar ao clube, que continua gerando entusiasmo mesmo após uma lesão recente do jogador. Por outro lado, os clubes com maior índice de menções negativas foram o Sport (35%) e o Vasco (34%). Na divisão das menções por gênero, quase um quarto das publicações foi realizada pelo público masculino, com 74,7% do total, enquanto as mulheres somaram 25,3% dos posts coletados.
Além de monitorar as menções públicas aos times, o Torabit também analisou os perfis dos clubes da série A no Facebook e Instagram, para verificar o desempenho de cada um em suas respectivas redes. No total de seguidores, o Flamengo lidera em ambas as redes, com destaque para o Instagram, onde soma mais de 2,1 milhões. O Corinthians aparece em segundo, com 1,3 milhão. Em terceiro lugar está o São Paulo, impulsionado especialmente por sua base no Facebook, já que no Instagram o clube é superado por Santos e Palmeiras. Nesse aspecto, o Santos teve forte crescimento após a contratação de Neymar, acumulando 746 mil novos seguidores até 9 de abril e alcançando a terceira colocação entre os times brasileiros no Instagram. No total de curtidas somadas entre Instagram e Facebook, o Corinthians superou o Flamengo,
mesmo tendo menos seguidores. O clube paulista obteve mais de 6 milhões de curtidas, contra 4,7 milhões do time carioca. Na sequência vêm: Palmeiras (2,6 milhões), Santos (1,8 milhão) e São Paulo (1,5 milhão). Na soma dos comentários de Instagram e Facebook, o Corinthians também liderou, com mais de 861 mil no total, enquanto o Palmeiras superou o Flamengo na segunda posição, com 502 mil, contra 470 mil do clube carioca. Além disso, destaque para o Bahia, que aparece na quarta colocação no quesito, com mais de 349 mil comentários, ultrapassando clubes como São Paulo, Santos e Vasco.
Por fim, a análise das taxas de engajamento — que medem o quanto os seguidores interagem com os conteúdos publicados. Esse índice é calculado a partir da soma ponderada das interações (como curtidas, comentários e compartilhamentos) dividida pelo número total de seguidores de cada perfil. Por isso, perfis com menos seguidores podem atingir taxas de engajamento mais altas, já que um volume relativamente pequeno de interações representa uma parcela maior da base de seguidores.
Nesse cenário, o Bahia se destacou como o clube com maior engajamento no Instagram, com uma taxa próxima de 20% durante o período analisado. Ainda na mesma rede, Ceará e Internacional também apresentaram alto desempenho, ambos com mais de 14% de engajamento. No Facebook, o Internacional se sobressaiu, registrando a maior taxa de engajamento entre todos os clubes, com 2,12%. Veja os gráficos do estudo aqui.
Por hoje é “só”.
Abraços,
Equipe Torabit
Publicado no dia 14 de abril de 2025