fbpx

Antes de introduzirmos o estudo feito pelo Torabit, vale que você, leitor, entenda como  a presença da XP nas redes sociais se dá. A empresa conta com nove mil agentes autônomos de investimentos atuantes no Brasil, com cerca de 1,5 milhão de clientes ativos, dos quais 435 mil são atendidos por um agente autônomo. Perfis de escritórios e assessores homologados à XP fazem campanhas no Instagram com hashtags da marca, e canais de notícias e páginas de investimento usam as mesmas hashtags para aumentar a visibilidade de seu conteúdo nas redes sociais. No Twitter, a marca se relaciona diretamente com clientes, inclusive em situações de reclamações.

O Torabit monitorou aproximadamente 8 mil menções nas redes sobre a corretora no mês todo de março. Esse monitoramento permitiu avaliar a percepção dos usuários em relação à marca.

Sentimento 

Positivo – Após análise, verificou-se que diversas páginas de investimentos, corretoras, agentes autônomos e usuários que postam conteúdo sobre negócios utilizam as hashtags e termos relacionados à XP Investimentos de forma positiva, impulsionando a divulgação da marca na esfera digital. Além disso, foram observadas notícias positivas e elogios à XP, destacando o seu bom atendimento ao cliente.

Negativo – As menções negativas incluíram críticas, reclamações e discussões políticas nas redes sociais envolvendo a XP. Por exemplo, no mês de março, o fundador da corretora, Guilherme Benchimol, foi criticado nas redes por se encontrar com o presidente Lula. A jornalista Renata Barreto também entrou em uma discussão política, criticando a postagem da XP que continha uma frase de Simone de Beauvoir, levando à retirada da citação. Houve também reclamações sobre erros no pagamento, não recebimento do cartão de crédito e problemas no aplicativo.

Neutro – Em neutro foram classificadas notícias e memes sem juízo de valor. 

O monitoramento levou em consideração todos os termos relacionados à XP Investimentos nas redes sociais, utilizando hashtags e termos-chave de busca relacionados à marca. O objetivo foi identificar todas as menções à XP Investimentos, sejam elas espontâneas ou vinculadas a campanhas.

Observou-se que o Instagram foi a rede social em que os termos relacionados à XP Investimentos mais apareceram, correspondendo a 60,4% das menções. Corretores de investimentos e corretores homologados à XP fazem campanhas na plataforma com as principais hashtags da marca, aumentando assim o volume de menções no Instagram. Além disso, muitos day traders também postam fotos de suas performances marcando as hashtags relacionadas à corretora.

No Twitter, as menções estão mais relacionadas a política, dúvidas, reclamações, memes e questões que envolvem os usuários da XP com a marca.

Picos de menções 

Ocorreram dois picos de menções espontâneas quando se falou da XP Investimento nas redes sociais em março. O primeiro foi graças à discussão Política relacionada à marca e a jornalista Renata Barreto, no dia 08 de março, Dia das Mulheres. A jornalista criticou a frase de Simone de Beauvoir em peça da XP, gerando discussão relacionada à marca.

O segundo pico, dia 25, foi o compartilhamento de um meme que viralizou contendo os termos relacionados a XP. Segundo o meme, as pessoas que trabalham para a XP possuem uma “cara”. 

https://twitter.com/renatajbarreto/status/1633531483963940874

Assuntos 

Para compreensão do que foi falado da XP no mês de março, foram categorizados os assuntos relacionados à marca nas redes sociais, analisando menções espontâneas, menções dos perfis oficiais da marca, hashtags e principais termos.

Campanha 

Em Campanha, foram marcadas todas as menções contendo campanhas de corretoras e/ou corretores que usaram dos termos oficiais da XP Investimento para divulgar seus anúncios. Foi a categoria mais presente, com 28,8% das menções.

Memes

Memes foi o segundo assunto mais relacionado à marca pelo seu teor viral. 

Política

Em Política, o encontro do fundador Guilherme Benchimol com o presidente Lula foi muito discutido nas redes sociais. A jornalista Renata Barreto também apareceu criticando a frase da autora Simone de Beauvoir em peça da XP no dia das mulheres. Com a queda da Bolsa de Valores no Brasil, menções relacionadas à política econômica do Brasil apareceram relacionadas a XP.

Dicas 

As dicas de investimento formam uma uma categoria de assuntos vinculada com as agências de corretagem e os assessores que usam os termos e hashtags da XP. Neste tópico são passadas dicas de ações, renda fixa, fundos imobiliários, COE e Futuros.

otícias

Em Notícias, vemos publicações de mídia que citam a XP e a atuação de outros bancos no Brasil, assim como vemos notícias sobre o mercado financeiro, como o giro feito por acionistas O principal expoente desta categoria é Pablo Spyer, investidor que trás a cobertura do mercado diretamente dos Estados Unidos. 

https://twitter.com/gramscista/status/1639674973869559812

Reclamações  

Em Reclamações vemos menções principalmente no Twitter que são principalmente reclamações relacionadas ao app, site fora do ar, problemas com os assessores da XP, atraso no cartão de crédito, falta de atendimento telefônico, bloqueio no cartão etc. 

Posts da Marca XP  

Em Menções da Marca, foi classificada todo tipo de menção dos perfis da marca no Instagram, Twitter, Facebook e YouTube. 5,3% das menções sobre a XP são vindas das próprias páginas da XP.

Elogio

No assunto Elogio, as menções davam conta da agilidade nas redes para resolver o problema do consumidor. Outro post positivo tratado como elogio foi sobre o recorrente reconhecimento das salas vips em aeroportos oferecidas graças ao cartão da XP, com fotos e publicações de pessoas agradecendo a marca. Em menor volume, tiveram posts de elogios ao novo limite do cartão, a facilidade de usar o app e outros serviços da marca.

https://twitter.com/Rafa_Oliver_/status/1638246127148384257

Futebol

A transação de venda do Cruzeiro feita pela XP Investimentos junto ao ex-jogador de futebol Ronaldo, dividiu opiniões entre o público torcedor. As críticas principais se deram ao valor da aquisição do clube e a nova gestão proposta.

Principais Tipos de Investimento  

Menções sobre ações na bolsa foram a com maior volume quando usuários nas redes falaram sobre XP e tipo de investimentos, foram quase 60% de menções sobre. Esse assunto é falado principalmente no Instagram, tanto em dicas de swing trade quanto de day trade em posts de campanha.

Renda Fixa foi o segundo assunto mais citado por aqueles que falam sobre a XP Investimentos nas redes. Esse assunto também esteve presente mais no Instagram, aparecendo em dicas e desempenho dos usuários.

Fundos Imobiliários foram o terceiro tópico mais presente relacionado à XP Investimentos e tipo de investimentos. O assunto foi tratado em posts de dicas de aplicações, assim como em notícias e discussões nas redes (8,9%).

https://twitter.com/irslasena/status/1639002957445300225

 Conta digital

Nuvem de Palavras  

O tamanho das palavras é proporcional ao seu aparecimento no universo de busca. 

Os termos mais presentes foram: #xpinvestimentos, investimentos, Siga, #investimentos, XP, xpinvestimentos, #bolsadevalores, Brasil, melhor, mercado, hoje, empresa,  #mercadofinanceiro, Investimento, #b3, renda, dinheiro, programa.

Mapa, gênero, Hora

Quanto ao público que comentou nas redes sociais, nota-se maior presença masculina no assunto com 68,2% das menções. Apesar de haver comentários sobre a XP no Brasil todo, existe uma maior concentração no sudeste do país.

Vale também destacar os horários com picos de menções: 8h às 12h e 18h e 19h.  

Principais perfis que interagiram com a marca

Canais que se dedicam a oferecer mentoria de investimento, sinais e dicas são os que mais utilizam hashtags e termos relacionados à marca, como Digital Educacional e Gato Preto Investidor.

compartilhe:
Torabit

Publicado no dia 18 de abril de 2023